サンタ マリア
Santa Maria
ドン・チチ・ドン・チチ
ドン・ディド・ディン・チチ
ド・ド・ド・ド・ド・ド
ドン・ディド・ディン・チチ
サンタマリアは、ジョガドールがかみそりを足または手で使用してジョーゴする時のトーキです。美しいビリンバウのトーキです。カポエイラの他のトーキとは異なる(4拍で6回打つなど)特徴があります。
Dom・Tsh Tsh・Dom・Tsh Tsh
Dom・Dim Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom-Dom-Dom-Dom-Dom-Dom
Dom・Dim Dom・Dim・Tsh Tsh
Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.
アマゾナス
Amazonas
ドン・ドン・ディン・チチ
ドン・ディド・ディン・チチ
ドン・ドン・ディン・チチ
ドン・ディド・ディン・チチ
ドン・ドン・ディン・チチ
ドン・ディド・ディドン・ディ
ドン・ドン・ディ ディ ディ ディ
ド ド ド ド・ディ ディ ディ ディ
ドン・ドン・ディン・チチ
アマゾナスは、他の場所から訪問してくれた師範や教師とその生徒たちにお礼の挨拶をするために使用されるトーキです。バチザードや集会で使われます。
Dom・Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom・Dim Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom・Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom・Dim Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom・Dom・Dim・Tsh Tsh
Dom・Dim Dom・Dim-Dom -Dim
Dom・Dom・Dim-Dim-Dim-Dim
Dom-Dom-Dom-Dom・Dim-Dim-Dim-Dim
Dom・Dom・Dim・Tsh Tsh
Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
イダリーナ
Idalina
ドン・ドン・ディン・チ
ドン・ _ ・ シ ・チ
7拍めの「シ」は5拍めのプレーザ「ドン」のアラーミの振動中にペードラでアラーミを徐々に押さえることで出す音です。
ジョーゴで、かみそりを手や足の指に挟んで使用する時のトーキです。現在は行われていません。早いペースで弾きます。このトーキは、サンベント・グランジ・ダ・ヘジオナウとよく似ています。アニャーダ「チチ」の拍の替りに「チ」になっています。競い合うスタイルのジョーゴになります。
サンベント・グランジ・ダ・へジオナウのトーキは長い時間弾き続けることが大変なので、途中にこのトーキで代用することで奏者はペースを落とさずに弾き続けることができます。
Dom・Dom・Dim・Tsh
Dom・ _ ・ -sh・Tsh
É um ritmo de berimbau usado na capoeira , utilizado para jogo de navalhas.
Esse toque também caracteriza um jogo competitivo, pois é um toque muito semelhante com o São Bento Grande da Capoeira Regional.
Atualmente esse toque é pouco usado nas rodas de capoeira, como também jogar ao som do toque Idalina.
サンバ ジ ホーダ
Samba de Roda
ドシ・ドシ・ドシ・チチ
ドド・シド・ドシ・チチ
サンバ・ジ・ホーダは、カポエイラのホーダの後に行われます。カポエイリスタをリラックスした雰囲気にします。カポエイリスタがこのダンスをするのは、サンバが得意であること、腰を使うのが得意であること、女性と長く踊れるスキルがあること、そして仲間たちに「俺をノックアウトするのは多分ムリだよ!」とアピールするためです。
Dom-sh・Dom-sh・Dom-sh・Tsh Tsh
Dom Dom・-sh Dom・Dom-sh・Tsh Tsh
É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e quem tem mais habilidades para conseguir dançar mais tempo ao lado da dama, estando sujeito á golpes dos companheiros para que isso não seja possível.
ミウジーニョ
Miudinho
ディン・チチ・ディン・チチ
ディン・チチ・ディン・ドン
カポエイラのグループ「コルダウン ジ オウロ」のメストレ・スアスナが作曲しました。
「ミウジーニョはアンゴーラではありません、ミウジーニョはヘジオナウではありません、ミウジーニョはトリッキーなゲームです、それはデントロ(相手の懐に入り込むようなスタイル)のジョーゴです、それはクールなジョーゴです…」
(コルダ ジ オウロのホームページより)
Dim・Tsh Tsh・Dim・Tsh Tsh
Dim・Tsh Tsh・Dim・Dom
“Miudinho não é angola,
Miudinho não é regional,
Miudinho é um jogo manhoso,
É um jogo de dentro,
É um jogo legal…”
(Da página inicial da Cordáo de Ouro)
サマンゴ
Samango
響きが強調されたリズムです。これはカポエイラをしていない人や悪意のない人たちが近づいてくることを意味します。近づいてくるほど音が強くなります。
Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação. No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado raso, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia. Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.
ラメント
Lamento
チチ・ディド・ドーン(2拍)
チチ・ディド・ドーン
チチ・ドン・チチ・ディン
チチ・ディド・ドーン
このリズムはおもに、亡くなったカポエイリスタのことを称えるために葬儀で使用されます。「モルチ ド カポエイラ」(カポエイリスタの死)として知られています。現在このトーキは試合で使われていません。
Tsh Tsh・Dim Dom・ Dom ・_
Tsh Tsh・Dim Dom・ Dom ・_
Tsh Tsh・Dom ・Tsh Tsh・Dim
Tsh Tsh・Dim Dom・ Dom ・_
É o toque fúnebre utilizado especialmente para homenagear a memória de um capoeirista que tenha falecido, também conhecido como “A morte do Capoeira”, atualmente ele esta praticamente extinto, ficando marcado na historia da capoeira e consequentemente a historia brasileira.